ALJEZUR, o coração da Costa Vicentina!


ALJEZUR, o coração da Costa Vicentina!

No coração da Costa Vicentina, Aljezur distingue-se entre os melhores destinos europeus para o Turismo de Natureza.

No coração da Costa Vicentina, Aljezur distingue-se entre os melhores destinos europeus para o Turismo de Natureza. Com paisagens deslumbrantes, entre a serra e o mar, que abrigam diferentes habitats naturais e uma elevada biodiversidade, uma costa que alberga das melhores praias de Portugal e um património geológico, faunístico e florístico de elevado valor científico, Aljezur desperta emoções.

A par de um património natural arrebatador, o acervo cultural de Aljezur é extraordinariamente rico e diverso. Desde a arquitectura tradicional, às igrejas dignas de uma visita atenta, aos museus e núcleos museológicos que retratam fielmente a vida de outrora destas gentes, aos mais marcantes vestígios arqueológicos que atestam a importância deste território desde tempos pré-históricos, passando pelas preciosidades gastronómicas e os excelentes produtos locais.

Terra de peixe e de carne abundante, assim como de ricos produtos hortícolas, é impossível resistir à batata-doce de Aljezur (IGP), que merece honras num dos melhores festivais gastronómicos da região algarvia, o Festival da Batata-doce de Aljezur. Maravilhosos sargos, douradas e robalos cozidos ou grelhados no carvão, papas mouras com “piques”, a couvada ou o feijão com batata-doce, o polvo de molho ou em saladas, os excelentes percebes e mexilhão da Costa Vicentina, a moreia frita e os enchidos, constituem pratos e petiscos bastante procurados. Não esquecendo a famosa doçaria, à base do principal produto local: bolo, torta, pudim ou pastéis de batata-doce e os fritos de Aljezur, entre outras iguarias, combinadas com uma aromática aguardente de medronho, produzida há séculos nesta região do país, fazem as delícias de muitos que aqui se deslocam para as apreciarem. Saberes e sabores divinos, de facto!

Aljezur, um tesouro natural e cultural para partilhar, todo o ano.

LOCAIS A VISITAR

Castelo de Aljezur
Este castelo mourisco datado do século X foi construído para guardar o antigo porto fluvial que servia outrora de acesso ao mar, e foi uma das últimas fortalezas mouriscas do Algarve a ser capturada durante a reconquista cristã no século XIII. Duas torres, as muralhas e uma cisterna ainda se mantêm na sua posição cimeira na colina, oferecendo fabulosas vistas panorâmicas dos espaços envolventes.

Igreja da Misericórdia
Situada no centro histórico, esta igreja original do século XVI foi reconstruída no século XVIII após o sismo de 1755. Ainda mantêm a sua porta renascentista.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva / Igreja Nova 
Esta igreja do século XVIII foi construída por ordem do Bispo do Algarve para substituir a igreja paroquial original que foi destruída no sismo de 1755. No interior destaca-se a estátua de Nossa Senhora de Alva – padroeira de Aljezur –, por detrás do altar-mor, a pia baptismal manuelina do século XVI e duas estátuas do século XVII nas capelas laterais, originárias do Mosteiro de Nossa Senhora do Desterro, em Monchique.

Museu Municipal
Situado no edifício da antiga câmara municipal do século XIX, este museu expõe obras de arte, vestígios arqueológicos descobertos na região e uma secção etnográfica contendo exemplares de alfaias agrícolas e uma reconstituição do interior de uma casa tradicional de Aljezur.

Museu de Arte Sacra Monsenhor Manuel Francisco Pardal
Anexa à Igreja da Misericórdia, este museu tem o nome de um importante patrono de Aljezur e exibe uma excelente colecção de arte sacra.

Casa Museu Pintor José Cercas
Este museu contém diversas antiguidades e obras de arte pertencentes ao artista local José Cercas, doadas ao município após a sua morte.

Ribât de Arrifana
Situada no cimo das falésias da Ponta da Atalaia e com excelentes vistas panorâmicas sobre a costa, esta fortaleza mourisca do século XII é uma das maiores da Península Ibérica. Foi construída com fins defensivos e religiosos, e as escavações revelaram a existência de várias mesquitas, um minarete e um muro de orações na direcção de Meca.

Povoado Islâmico Sazonal de Pescadores
Os vestígios deste povoado piscatório mourisco do século XII podem ver-se na Ponta do Castelo, perto da Carrapateira. Foram descobertos diversos instrumentos de pesca, cerâmica e vestígios de peixes e animais.

Necrópole de Corte Cabreira
Crê-se que os sepulcros datados da Idade do Bronze junto à vila de Aljezur remontam a 1800 a.C. A maioria dos objectos encontrados no local está patente no Museu Municipal.

Arqueologia
Por todo o território de Aljezur existem vários locais arqueológicos de grande interesse histórico. Destaca-se o Rîbat da Arrifana (convento-fortaleza do séc. XII) na Ponta da Atalaia, onde consta que ali viveu, em meditação a Alá, o príncipe árabe Ibn Casi. O local é um magnífico miradouro da Costa Vicentina, de onde se podem observar imponentes falésias e praias isoladas.

Mais a sul, na Carrapateira, a descoberta do sítio arqueológico da Ponta do Castelo tem vindo a revelar a existência de um povoado muçulmano de pescadores (séc. XII).
Próximo da vila de Aljezur, para o interior, existe a necrópole da Idade do Bronze (1800 a.C.) de Corte Cabreira.

Fonte: https://www.mybesthotel.eu/o-que-visitar/turismo-aljezur/